quarta-feira, 3 de junho de 2009

Alfabetização

Este vídeo relata o trabalho realizado no segundo semestre de 2007 pela professora Mariluci, que dá aulas para o 2º ano e tem como objetivo alfabetizar todos os alunos até o fim do ano, (assim é mencionado no vídeo).

Este vídeo me levou a refletir sobre os assuntos que estamos abordando na disciplina de TAELP, sendo o principal a questão da leitura. Sabemos a importância da leitura diária em sala de aula,pois é na interação com os livros que a criança aumenta o seu vocabulário, nele o aluno encontra mais palavras desconhecidas do que na conversa e ao fazer esse reconhecimento terá mais facilidade em compreender e escrever novos textos.

Neste vídeo a professora faz uso de diversos gêneros textuais (assunto que também discutimos na disciplina de TAELP) como suporte para o seu trabalho de leitura com os alunos. Levando-os a reconhecer a funcionalidade dos diferentes tipos de texto.

Na última aula de TAELP, vimos que o ato de ler um texto, como um livro ilustrado por exemplo, deve ser muito mais do que uma ação de observação por parte da criança, esta deve ser inserida no contexto a que a história se refere , para que a ação tenha um objetivo. O professor deve conduzir o aluno ao debate e a reflexão para que este seja inserido no contexto da atividade e para que a leitura gere resultados.

Por fim, podemos concluir que, como vimos no texto "Contexto de alfabetização na sala de aula" de Ana Teberosky e Núria Ribera, o desenvolvimento do aluno não depende do seu nível social, tão pouco da herança literária que ele traz para a escola, mas sim do desempenho do professor na sala de aula.

Um abraço queridos !!

Até a próxima postagem.

pegue a sua no TemplatesdaLua.com