segunda-feira, 27 de julho de 2009

Apresentação de avaliação final do processo de construção e elaboração do portifólio

Estamos chegando ao fim!!

Quando iniciei esta disciplina confesso que não me agradou o método de avaliação proposto pelo professor. Nos deparamos com a idéia de um portifólio eletrônico, até então, desconhecido pela maioria dos alunos da turma.
Para que pudessemos ter um ponto de partida na contrução do portifólio o professor colocou a nossa disposição o texto "Construindo um portifólio eletrônico" desenvolvido por ele mesmo. Neste texto encontramos todas as informações necessárias para a construção do nosso blog.
Ao iniciar a contrução do portifólio, nos deparamos com outra novidade, a exposição de nossas reflexões no portifólio. Parecia que não iríamos conseguiur, mas aqui estou eu concluindo meu portifólio, sã e salva.. rsrs...
Com o desenvolvimento da disciplina e a discussão dos textos pude notar que, cada vez que desenvolvia minhas reflexões mais segura ia me sentindo na construção dos textos. Portanto achei que o portifólio foi uma importante maneira de desenvolver minha capacidade de reflexão, de analise e também de pesquisa, afinal não conhecia as múltiplas linguagens oferecidas pelo blog.
Foi pesquisando que descobri vídeos, imagens e tudo aquilo que, de alguma forma, poderia traçar um paralelo com o que estava sendo discutido em nossas aulas. E fazer essa ligação entre teoria e prática fez com que pudessemos ver como poderíamos desenvoler o nosso trabalho.

Contudo, estou muito satisfeita com o trabalho desenvolvido nesta disciplina e a maneira como contribuiu para a minha formação profissional e acadêmica.

Agora me afastarei por um tempo, pois necessito de férias, mas pretendo permanecer com o blog. Caso surga algo interessante informarei a vcs.

É isso amigos blogueiros!!

Bjinhos e até o próximo período!!

Considerações Finais!

Olá amigos blogueiros!!

Estamos chegando ao final do período, vai dando um certo alívio e a sensação de dever cumprido é tão boa quanto a certeza de que as férias estão próximas.
Postarei aqui minhas considerações finais sobre a disciplina de Tendências Atuais do Ensino de Lingua Portuguesa.

Durante este semestre todos os textos trabalhados em sala foram de grande importância para a nossa formação. Pudemos nos aprofundar neste tão delicado caminho que é a alfabetização. Os textos discutidos durante o curso foram fontes de informação de grande valia para o nosso conhecimento, apesar de em alguns momentos não terem sido compreendidos da melhor forma possível, serviu pra desafiar nossa capacidade de entendimento.
O objetivo geral desta disciplina era que pudessemos compreender os processos de aquisição e desenvolvimento da língua escrita e oral na educação infantil. Felizmente sinto que o objetivo foi alcançado, mesmo sabendo que deve ser aprefeiçoado e que isso agora depende da nossa dedicação e pesquisa. Afinal, o bom professor é aquele que pesquisa e está sempre buscando novos caminhos.

Aula do dia: 09/07/2009

O texto "A construção do conhecimento sobre a escrita" de Ana Teberoski e Tereza Colomer trata sobre a escrita do ponto de vista das crianças partindo de hipóteses geradas por elas próprias.
Neste post irei colocar as observações destacadas durante a aula de Taelp.
______________________________________________
  • O trabalho desenvolvido pelas hipóteses dos alunos dentro da sala de aula é muito importante para o reconhecimento do aluno. É a partir da hipótese que o professor perceberá como o aluno está aprendendo, qual é a sua visão sobre o que está sendo ensinado ou sobre sobre aquilo que ele vivencia fora da escola.

  • A hipótese é o que sedmenta o saber do aluno e pode ser desenvolvida a partir dos seus 4 anos. Nesta idade a criança já consegue responder perguntas e ao ser indagada novas hipóteses podem surgir.

  • Neste estágio costuma-se trabalhar com os alunos a letra inicial e a final, seja do próprio nome do aluno ou nomes de objetos.

  • As hipóteses das crianças não devem ser consideradas como erro, e sim, como um grande instrumento da sua aprendizagem.

  • A partir dos 5 anos a criança desenvolve a capacidade de compreender que a escrita é a representação da fala.

  • A atividade oral desenvolvida com a criança é tão importante quanto a leitura e a escrita, por isso não devem ser esquecidas pelos professores.

Deixarei mais um vídeo para que vcs possam fazer a relação da teoria que estudamos com a prática desenvolvida dentro da sala de aula. Neste vídeo é utilizado o nome próprio da criança para desenvolver a leitura e a escrita. E podemos ver a tamanha contribuição que esta atividade faz para o desenvolvimento do aluno . Com o surgimento de hipóteses a professora estimula o aluno fazendo indagações e questionando as suas descobertas.

Não deixem de ver!!!

http://www.youtube.com/watch?v=w5LFEvEtqTQ

Bjinhos e até !!!

Aula do dia : 09/07/2009


Olá amigos blogueiros!

Hoje estou aqui para falar com vcs sobre uma questão que é de grande importância na formação de um profissional de educação. O processo de alfabetização do aluno é, sem dúvida, o fator fundamental no desenvolvimento da leitura e escrita da criança.

No texto " Os problemas cognitivos envolvidos na construção da representação escrita da linguagem" Emília Ferreiro trata das fases do desenvolvimento no processo de alfabetização e aborda uma série de modos de representação que precedem a representação alfabética da linguagem.
A construção do conhecimento, segundo Piaget, se dá através da passagem do estágio de menos conhecimento para o estágio de mais conhecimento. Neste caso é citada a tematização ( aquilo que eu sei, agora sei mais ainda e vai contribuir para que mais adiante eu aprenda mais e possa acrescentar o meu conhecimento) .
A passagem da criança de um nível para outro se define em dois momentos: Desequilibração e equilibração.
A desequilibração é o momento em que a criança passa de um nível para outro, adquirindo novos conhecimentos que serão acrescentados naquele que ela já possui.
Já a equilibração é o momento de assimilação de um novo conhecimento, este surge a partir da desequilibração.
No texto, Emília Ferreiro também aponta a relação que o aluno faz das palavras com as letras que a controem, ou da quantidade de letras para o número de objetos ( lógico operatório). Nestes casos o aluno representa as palavras a partir de seus tamanho ou da quantidade que apresentam.

Com a reflexão desse texto fica bem clara a importância da capacidade do professor. Este deve ser bem informado para que possa trabalhar da melhor forma possível e para que saiba reconhecer os diferentes estágios em que seus alunos se encontram, pois pular ou simplesmente anular alguma fase do desenvolvimento da leitura e da escrita do aluno pode prejudicar seu desenvolvimento cognitivo. E além disso, é necessário que a criança tenha a experiência de errar e acertar para se desenvolver.

Abaixo deixo para vcs o link de um vídeo muito interessante (desculpe,mas não consegui postar com o vídeo) que nos mostra na prática um diagnóstico de alunos na alfabetização inicial. Neste vídeo podemos refletir sobre o que foi discutido durante a aula e, percebemos a tamanha importância da formação do professor de alfabetização e sua capacidade de reconhecer os níveis em que seus alunos se encontarm para que, a partir deste diagnóstico, possa desenvolver a leitura e escrita dessas crianças da maneira que eles necessitam.

quarta-feira, 1 de julho de 2009

Olá amigos!!
Estou devendo algumas postagens, mas confesso que o tempo livre está sendo algo precioso para mim ultimamente. Mas vou tentar deixá-los a par do que está acontecendo na nossa disciplina ultimamente.
________________________________________________

Socialização ( Dia 04/06/09)

No dia 04 de junho houve a nossa primeira socialização. Onde cada aluno da turma apresentou seu blog.
Confesso que estava um pouco apreensiva com a socialização, mas felizmente foi melhor do que eu esperava. Com esta atividade pudemos expressar nossas dificuldades e compartilhar com alguns colegas aquilo que comprrendemos no contexto da disciplina até então.
O professor nos alertou sobre a importância de refletir e contextualizar aquilo que estamos trabalhando em sala e pude notar como o blog pode ser um grande aliado na nossa pesquisa, pois com ele a troca de informações é muito mais fácil e o estudo fica bem mais dinâmico.
Pudemos também, ver a importância dos propósitos e descritores, que nos dão uma base para o desenvolvimento do blog.

Em breve postarei mais novidades para vcs!!

Bjs