quarta-feira, 6 de maio de 2009

Atividades da aula do dia 30/04.


Atividades de alfabetização

Texto: " Processos iniciais de leitura e escrita"

Faixa etária: 5 anos


1ª atividade
Após a leitura de um texto desconhecido para os alunos eles deverão desenhar aquilo que conseguiram compreender do texto. A criança ficará livre para expressar aquilo que ela sentiu ou imaginou ao ouvir a história contada.

Objetivo: desenvolver a compreensão da leitura.


2ª atividade
I) Nesta atividade serão utilizados dois contos: Três porquinhos e Cinderela ( sendo um deles desconhecido dos alunos). Neles os alunos serão estimulados a apontar, primeiramente, pontos em comum e em seguida, pontos divergentes. Ambos os contos retratam uma estrutura familiar (a relação entre irmãos), porém um se refere a seres de espécie animal e o outro seres de espécie humana. Estimule os alunos a encontrarem outros pontos em comum e divergentes.

Objetivo: Comparar textos novos com textos já conhecidos.

II) Após a atividade anterior o aluno será convidado a expressar em forma de desenho a sua estrutura familiar, citando aqueles que fazem parte do seu convívio diário e qual é a relação deles com essas pessoas

Objetivo: Desenvolver atividades linguísticas e cognitivas


3ª atividade

Será apresentado ao aluno uma história em quadrinhos sem o texto , apenas os balões em branco. Em seguida os alunos serão estimulados a criar frases que se adequam ao que está acontecendo na história, eles devem interpretar o texto de forma que as frases criadas não fujam do sentido apresentado na história. após a atividade a professora deverá fazer perguntas de forma a reafirmar o exercício de interpretação dos alunos.

Objetivo: Desenvolver a interpretação.


4ª atividade

O professor contará para a turma uma pequena história. Em seguida serão apresentadas, para os alunos, algumas fichas na qual haverá a mesma história representada por cenas. Com isso, os alunos deverão organizar as fichas de forma que reconstruam a história respeitando a temporalidade das cenas. Deverão organizar as imagens na mesma sequência em que acontecem na história.Dessa maneira o professor estará estimulando a memorização do aluno.

Objetivo: Desenvolver a memorização.


5ª atividade

Os alunos devem estar divididos em grupos pequenos de no máximo 4 crianças.Serão distribuídos blocos de letras para cada grupo. A proposta é agrupar letras ,com as quais a mudança das consoantes formem palavras diferentes,com pronúncias diferentes,tais como Rato/Gato,Faca/Vaca,etc. O professor deve mediar a percepção do aluno,quanto a relação da mudança da letra com mudança sonora ,e principalmente, com a mudança do significado,do sentido,da palavra em si.Deve-se procurar também usar palavras que estejam mais perto da realidade da criança,que estejam mais perto do concreto.

Objetivos: Distinguir a pronúncia de alguns sons da língua,tais como:t/d, f/v, p/b, q/g que são muito parecidos;estimular a pronúncia clara dos sons;reconhecer a ortografia das palavras;perceber os sons da língua.


6ª atividade

Leitura de texto de fácil compreensão,de preferência uma narrativa com temática próxima a realidade infantil.Após a leitura,o professor pede aos alunos que recontem a história.O professor deverá mediar,guiar o aluno de maneira que ele consiga o máximo possível se aproximar da história real contada anteriormente.O professor deverá questioná-lo quando necessário se o aluno acha que aconteceu na história real tudo o que ele está descrevendo.*No 2º momento,serão distribuídos aos alunos figuras relacionadas a história e um cartaz em branco.A proposta é que os alunos possam recontar a história nesse momento através das figuras que retratam acontecimentos da história.É uma forma de eles organizarem a história,exercitarem a memória e a interpretação de forma cronológica.Os alunos deverão colar as imagens de acordo com os acontecimentos memorizados da leitura.É importante que após a conclusão da atividade, os alunos devem expor seus cartazes e recontarem mais uma vez a história,desta vez com uso do texto não-oral.
Objetivo: Memorização do texto oralmente;leitura do texto no quadro ou no cartaz.


7ª atividade

(Nesse exercício será necessário o uso de revistas,tesoura sem ponta e cola.)*O aluno deverá recortar de revistas distribuídas pelo professor,de palavras que comecem com sílabas bem comuns no cotidiano do aluno e que estão presentes em muitas palavras muito usadas pela criança.O professor deverá orientar quais serão as sílabas a serem procuradas.Nessa fase é comum a exploração de sílabas como CA.BA,BO,CO,MA,etc.Deverão ser encontradas e coladas no caderno(ou cartaz) várias palavras que comecem ou sejam formadas pela mesma sílaba.É interessante estimular o aluno a reconhecer a mesma sílaba,em diferentes palavras e também em posições diferentes na palavra(CA-sa/bo-ne-CA)

Objetivo: Identificação de palavras mais conhecidas a partir do som inicial;identificação de sílabas iguais a partir dos sons.

2 comentários:

  1. As atividades estão muito bem elaboradas e interessantes. Faço apenas uma ressalva: é necessário deixar mais claro de que forma o desenvolvimento de cada uma das atividades colaborará para que o objetivo determinado seja atingido.

    ResponderExcluir
  2. Nathalia, é importante que se faça uma reflexão sobre cada uma das aulas, mesmo que não tenha sido solicitado nenhuma atividade específica. Nestas últimas duas semanas, estamos envolvidos, ainda, com o processo do Exercício Reflexivo. Quando for finalizado, vocês fará a postagem do resultado dele. Isso não significa que outras reflexões, menos formais, não precisam ser realizadas. Ok? Qualquer dúvida, entre em contato.

    ResponderExcluir