quarta-feira, 6 de maio de 2009

Construindo o portifólio eletrônico

1.O que é avaliação formativa?

É toda avaliação que se coloca à disposição de auxiliar o aluno a aprender e a se desenvolver. A avaliação formativa se coloca sempre como possibilidade e nunca como um receituário que se deve seguir. A participação conjunta de professores e alunos nos processos de aprendizagem e desenvolvimento indica um caráter democrático e participativo.


2.O que é portifólio?

É um conjunto de produções do aluno vivenciadas em seu processo de aprendizagem e construção de conhecimento.

3.Expectativas para o trabalho com o portifólio:receios e o que se espera.

O principal objetivo do portifólio é a reflexão. Nele iremos expor tudo o que foi abordado e discutido em sala de aula e as informaçãoes que adquirimos com essa reflexão.


4.Meus compromissos para minhas aprendizagens e meu desenvolvimento na disciplina.

Para que essa aprendizagem seja contínua é necessário manter em dia a leitura dos textos propostos pelo professor e, quando necessário, optar pelo auxilio de leituras complementares, afim de colher materiais que auxiliem na minha reflexão ( qualquer informação construtiva é válida) . Após cada leitura fazer a reflexão do que foi lido, para que no portifólio possa transmitir o meu olhar sobre o texto.

5.O que espero do professor nesta construção?


O professor tem o papel de acompanhar de forma assídua o processo de desenvolvimento do aluno. Sendo um mediador, incentivador e questionador. Fazendo despertar no aluno a reflexão e a criatividade.

Um comentário:

  1. Nathália, gostei das suas respostas. Apenas sugiro que procure, no item 3, retratar bem o que vocë sente em relação às expectativas e seus receios no processo de produção do portfólio.

    Abs
    Ivan

    ResponderExcluir