quarta-feira, 6 de maio de 2009

Tipologia textual x gênero textual

Durante a última aula fomos questionados pelo professor sobre a diferença entre Tipologia Textual e Gênero Textual. Muitos alunos apresentaram dúvidas ao tentar diferenciar os dois assuntos, com isso o professor Ivan propôs que publicássemos no blog uma breve pesquisa sobre o tema. Portanto, aqui está o que pesquisei e compreendi sobre a diferença de Tipologia e Gênero Textual. Espero contribuir para o esclarecimento das dúvidas apresentadas durante a aula.

_______________________________________________

Tipologia Textual

Pode ser considerada a forma que os acontecimentos serão apresentados em um texto. Há poucas tipologias textuais: narração, descrição, dissertação, explicação e injutivo.

Gêneros textuais

São os diversos tipos de textos, literários ou não. Podemos reconhecer um gênero textual pela forma como o texto está organizado, o contexto apresentado e pelas demais funções a que o texto se destina.
Alguns exemplos de gêneros textuais:
Charges,anúncios, convites, atas, avisos, programas de auditórios, bulas, cartas, comédias, contos de fadas, convênios, crônicas, editoriais, ementas, ensaios, entrevistas, circulares, contratos, decretos, discursos políticos, histórias, instruções de uso, letras de música, leis, mensagens, notícias.

Fonte: Site aprovadonovestibular

2 comentários:

  1. Nathália, os conceitos estáo bastante "teóricos", eheheh... Que tal explicar, conforme seu entedimento, o que significa cada um deles? Por exemplo, o que entendeu pela expressão "características funcionais e organizacionais"?
    Em que sentido isto que vocë afirma na postagem se diferencia da tipologia textual:"Gêneros textuais são formas de interação, reprodução e possíveis alterações sociais que constituem ao mesmo tempo, processos e ações sociais e envolvem questões de acesso (quem usa quais textos) e poder". São pontos para que possa pensar um pouco sobre o assunto...rsrsrsrs...

    Abs
    Ivan

    ResponderExcluir
  2. Nathalia, vocë fez alguma atualização nesta postagem? Sempre que atualizar, me informe, por favor!

    ResponderExcluir