segunda-feira, 27 de julho de 2009

Aula do dia : 09/07/2009


Olá amigos blogueiros!

Hoje estou aqui para falar com vcs sobre uma questão que é de grande importância na formação de um profissional de educação. O processo de alfabetização do aluno é, sem dúvida, o fator fundamental no desenvolvimento da leitura e escrita da criança.

No texto " Os problemas cognitivos envolvidos na construção da representação escrita da linguagem" Emília Ferreiro trata das fases do desenvolvimento no processo de alfabetização e aborda uma série de modos de representação que precedem a representação alfabética da linguagem.
A construção do conhecimento, segundo Piaget, se dá através da passagem do estágio de menos conhecimento para o estágio de mais conhecimento. Neste caso é citada a tematização ( aquilo que eu sei, agora sei mais ainda e vai contribuir para que mais adiante eu aprenda mais e possa acrescentar o meu conhecimento) .
A passagem da criança de um nível para outro se define em dois momentos: Desequilibração e equilibração.
A desequilibração é o momento em que a criança passa de um nível para outro, adquirindo novos conhecimentos que serão acrescentados naquele que ela já possui.
Já a equilibração é o momento de assimilação de um novo conhecimento, este surge a partir da desequilibração.
No texto, Emília Ferreiro também aponta a relação que o aluno faz das palavras com as letras que a controem, ou da quantidade de letras para o número de objetos ( lógico operatório). Nestes casos o aluno representa as palavras a partir de seus tamanho ou da quantidade que apresentam.

Com a reflexão desse texto fica bem clara a importância da capacidade do professor. Este deve ser bem informado para que possa trabalhar da melhor forma possível e para que saiba reconhecer os diferentes estágios em que seus alunos se encontram, pois pular ou simplesmente anular alguma fase do desenvolvimento da leitura e da escrita do aluno pode prejudicar seu desenvolvimento cognitivo. E além disso, é necessário que a criança tenha a experiência de errar e acertar para se desenvolver.

Abaixo deixo para vcs o link de um vídeo muito interessante (desculpe,mas não consegui postar com o vídeo) que nos mostra na prática um diagnóstico de alunos na alfabetização inicial. Neste vídeo podemos refletir sobre o que foi discutido durante a aula e, percebemos a tamanha importância da formação do professor de alfabetização e sua capacidade de reconhecer os níveis em que seus alunos se encontarm para que, a partir deste diagnóstico, possa desenvolver a leitura e escrita dessas crianças da maneira que eles necessitam.

Um comentário:

  1. A reflexão está boa. O vídeo ajuda a pensar sobre alguns referenciais teóricos apontados no texto... Porém, vejo que aprofundar uma pouco mais a reflexão seria bastante relevante...

    ResponderExcluir