Neste post irei colocar as observações destacadas durante a aula de Taelp.
______________________________________________
- O trabalho desenvolvido pelas hipóteses dos alunos dentro da sala de aula é muito importante para o reconhecimento do aluno. É a partir da hipótese que o professor perceberá como o aluno está aprendendo, qual é a sua visão sobre o que está sendo ensinado ou sobre sobre aquilo que ele vivencia fora da escola.
- A hipótese é o que sedmenta o saber do aluno e pode ser desenvolvida a partir dos seus 4 anos. Nesta idade a criança já consegue responder perguntas e ao ser indagada novas hipóteses podem surgir.
- Neste estágio costuma-se trabalhar com os alunos a letra inicial e a final, seja do próprio nome do aluno ou nomes de objetos.
- As hipóteses das crianças não devem ser consideradas como erro, e sim, como um grande instrumento da sua aprendizagem.
- A partir dos 5 anos a criança desenvolve a capacidade de compreender que a escrita é a representação da fala.
- A atividade oral desenvolvida com a criança é tão importante quanto a leitura e a escrita, por isso não devem ser esquecidas pelos professores.
Deixarei mais um vídeo para que vcs possam fazer a relação da teoria que estudamos com a prática desenvolvida dentro da sala de aula. Neste vídeo é utilizado o nome próprio da criança para desenvolver a leitura e a escrita. E podemos ver a tamanha contribuição que esta atividade faz para o desenvolvimento do aluno . Com o surgimento de hipóteses a professora estimula o aluno fazendo indagações e questionando as suas descobertas.
Não deixem de ver!!!
http://www.youtube.com/watch?v=w5LFEvEtqTQ
Bjinhos e até !!!
Esta reflexão ficou bastante "sintética". Alguns pressupotos apresentados pelas autoras poderiam ser focalizados. Assim, evidenciaria sua compreensão da totalidade do texto...
ResponderExcluir