segunda-feira, 27 de julho de 2009

Aula do dia: 09/07/2009

O texto "A construção do conhecimento sobre a escrita" de Ana Teberoski e Tereza Colomer trata sobre a escrita do ponto de vista das crianças partindo de hipóteses geradas por elas próprias.
Neste post irei colocar as observações destacadas durante a aula de Taelp.
______________________________________________
  • O trabalho desenvolvido pelas hipóteses dos alunos dentro da sala de aula é muito importante para o reconhecimento do aluno. É a partir da hipótese que o professor perceberá como o aluno está aprendendo, qual é a sua visão sobre o que está sendo ensinado ou sobre sobre aquilo que ele vivencia fora da escola.

  • A hipótese é o que sedmenta o saber do aluno e pode ser desenvolvida a partir dos seus 4 anos. Nesta idade a criança já consegue responder perguntas e ao ser indagada novas hipóteses podem surgir.

  • Neste estágio costuma-se trabalhar com os alunos a letra inicial e a final, seja do próprio nome do aluno ou nomes de objetos.

  • As hipóteses das crianças não devem ser consideradas como erro, e sim, como um grande instrumento da sua aprendizagem.

  • A partir dos 5 anos a criança desenvolve a capacidade de compreender que a escrita é a representação da fala.

  • A atividade oral desenvolvida com a criança é tão importante quanto a leitura e a escrita, por isso não devem ser esquecidas pelos professores.

Deixarei mais um vídeo para que vcs possam fazer a relação da teoria que estudamos com a prática desenvolvida dentro da sala de aula. Neste vídeo é utilizado o nome próprio da criança para desenvolver a leitura e a escrita. E podemos ver a tamanha contribuição que esta atividade faz para o desenvolvimento do aluno . Com o surgimento de hipóteses a professora estimula o aluno fazendo indagações e questionando as suas descobertas.

Não deixem de ver!!!

http://www.youtube.com/watch?v=w5LFEvEtqTQ

Bjinhos e até !!!

Um comentário:

  1. Esta reflexão ficou bastante "sintética". Alguns pressupotos apresentados pelas autoras poderiam ser focalizados. Assim, evidenciaria sua compreensão da totalidade do texto...

    ResponderExcluir